Wyng Tjun trabalha com cinco distâncias:
Distancia de pernas: dentro do sistema usamos distancia de pernas, quando o agressor quer chutar ou nos atacar usando as pernas utilizamos de ataques eficientes para interceptar o agressor.
Distancia de socos: no sistema usamos a distancia de socos para fazer ataques e defesas simultaneamente, o que não ocorre em outras artes marciais. Quando o agressor percebe que seu ataque não surtiu efeito, ele já sofreu o contra - ataque.
Distancia de cotovelos e joelhos: dentro do Wyng Tjun conforme as distancias encurtam usamos cotovelos e joelhos contra agressores que querem usar o mesmo para atacar atingindo com eficiência o agressor.
Distancia de agarramento: dentro do sistema acreditamos que bater é muito mais rápido que agarrar, por esse motivo quando um agressor tenta agarrar logo batemos para poder acabar com a luta o mais rápido possível.
Distancia de chão: quando o agressor consegue passar pelas outras quatro distancia e nos levar ao chão, dentro do Wyng Tjun usamos técnicas para sair do chão o mais rápido possível, por que na rua não tem tatame e o agressor nunca está sozinho.
Mas por que treinar tantas distancias? Porque não sabemos quando seremos agredidos, que técnicas o agressor usa ou pode usar, por isso queremos que nossos alunos estejam preparados para todas essas situações, conseguindo assim se defender de um possível agressor.